Intoler Ncia
O portador da notícia afirma ter “terminado de matar” Saul, a pedido dele próprio, que estava com dor e câimbras apoiado sobre sua lança e pediu que o homem o empurrasse.
Após matar Saul retirou-lhe o bracelete e a coroa e os levou a Davi.
Davi e os soldados rasgaram as roupas, puseram terra sobre a cabeça e jejuaram até a tarde daquele dia em luto por Saul, Jônatas e pelos homens mortos de Israel naquela batalha.
Davi escreveu uma lamentação por Saul, denominada HINO AO ARCO e ordenou que fosse ensinado a todos de Judá e registrado no LIVRO DO JUSTO.
Deus ordena que Davi governe sobre Judá, na cidade de Hebrom, para a qual Davi levou suas duas esposas Ainoã (filha de Jezrel) e Abigail (viúva de Nabal)
Davi é ungido rei pelos homens de Judá
Davi professa bênçãos sobre o povo de Jabes-Gileade por terem sepultado Saul
Abner, capitão do exército de Saul nomeia Isbosete (filho de Saul, da idade de 40 anos), rei de Israel.
Houve uma batalha em Gibeão e o local ficou conhecido como Campo das Espadas. Abner comandando o exército de Isbosete e Joabe comandando o exército de Davi que foi vitorioso sobre aquele.
Abner mata Asael (do exército de Davi) na batalha do Campo das Espadas
Ao chegar da batalha no campo das espadas, na hora da contagem dos homens do exercito de Davi, perceberam que estavam faltando 19 homens e Asael, ou seja 20 homens de Judá morreram naquela batalha, enquanto de Israel foram mortos 360 homens, todos de Benjamim.
Filhos de Davi nascidos em Hebrom: Amnon (filho de Ainoã), Quileabe (filho de Abigail), Absalao (filho de Maacá), Adonias (filho de Hagite), Sefatias (filho de Abitail) e Itreão de Filho de (Eglá)
Abner se ofende com Isbosete por tê-lo acusado de deitar com Rispa, concubina de Saul e por isso se volta contra ele e diz que fará de tudo para Davi se tornar rei sobre Israel. Abner vai até Davi e tenta um acordo com