A INTOLER NCIA LACTOSE

1965 palavras 8 páginas
A INTOLERÂNCIA À LACTOSE

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos. A Lactose (açúcar do leite), um dissacarídeo que com a ação da enzima lactase, transforma-se em dois monossacarídeos: glucose e galactose. Estes carboidratos simples, após formados, são facilmente absorvidos pelo corpo. Este problema ocorre em cerca de 25% dos brasileiros. Essa intolerância é resultado da falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em carboidratos, para a sua melhor absorção. ”Com a deficiência ou ausência na produção dessa enzima (lactase), a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim acido láctico, gases e sintomas típicos da indigestão”, explica Patrícia Modesto nutricionista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Além disso, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.
A nutricionista ainda alerta para a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite. “A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. A intolerância trata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico. A alergia não envolve a enzima lactase. A proteína do leite (caseína) provoca um processo alérgico que aparece na forma de manchas avermelhadas no corpo, vômitos e diarreias”, explica.
O QUE É A LACTASE?
A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose. O aspecto positivo é o fato de esta enzima ser atualmente produzida por diversos laboratórios e poder ser comprada com facilidade. Tire suas dúvidas e saiba mais sobre os produtos

Relacionados

  • Intoler Ncia Lactose
    1288 palavras | 6 páginas
  • INTOLER NCIA LACTOSE
    827 palavras | 4 páginas
  • Caso Bioqu Mico 01 Gastroenterite Infecciosa Infantil E Intoler Ncia A Lactose
    403 palavras | 2 páginas