Fibras Pticas I
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta um novo conceito do avanço tecnológico na comunicação eletrônica de dados, voz e imagem de um sistema, a Fibra óptica.
O enredo objetiva mostrar o que a tecnologia nos proporciona de melhor, a maneira como o mundo se transforma diante desse conceito, a Fibra óptica, junto à eletrônica, grandeza primordial em nossa vida.
O conteúdo será de grande eficácia e auxiliará eventuais profissionais que trabalham e conhecem o mundo da eletrônica, em destaque, a Fibra óptica, futuros profissionais que iniciarão adiante e receberão informações da importância da substituição de cabos metálicos convencionais pelos cabos de Fibra óptica.
Este trabalho teve como base, bibliografias disponíveis na biblioteca da Universidade do Grande ABC, na literatura disponível em apostila técnica de treinamento da empresa Volkswagen do Brasil junto à sua biblioteca e artigos técnicos em revistas que abordam a eletrônica.
2. O que é Fibra óptica
Fibra óptica é um cabo constituído de três camadas, sendo: núcleo, revestimento da fibra e o revestimento externo. O seu núcleo é constituído de vidro, plástico ou silício transparente, envolvido por um material de baixo índice de refração, isto é, um material que não permite modificação da forma ou direção de um sinal no qual estará sendo transmitido na fibra. A sua principal aplicação consiste em substituir uma transmissão de dados através de um sinal elétrico, por uma transmissão de dados utilizando uma fonte de energia luminosa, isto é, um sina óptico (luz), o que denomina-se a esse efeito Fotônica.
A Fibra óptica utilizando um sinal luminoso, oferece uma considerável vantagem em relação aos cabos metálicos convencionais de conseguir trabalhar com altas frequências, destacando o infravermelho, de forma transparente e rápida. Como a Fibra óptica conduz é possível conduzir um sinal luminoso na trajetória desejada, seja ela uma trajetória reta ou uma trajetória em curva, desafiando assim a Lei da