Regência língua portuguesa ensino médio
Justificativa da escolha do tema:
Estimular o olhar crítico e perspectivo dos alunos
Conteúdos:
- Leitura de textos argumentativos.
- Produção de texto argumentativo.
Objetivos:
Conduzir os alunos a um aprofundamento da análise dos dados. Isso é possível porque os dois textos apresentam posições divergentes em relação a um mesmo argumento. Em outras palavras, seus autores se utilizam da mesma ideia para justificar posições contrárias.
Metodologia, procedimentos e materiais:
Iniciar a atividade propondo aos alunos que escrevam uma carta destinada a um jornal . A correspondência deve expressar a opinião do aluno sobre uma matéria que o jornal publicou e que lhe diz respeito: a recente proibição de jogos eletrônicos com temas violentos sob a alegação de que poderiam prejudicar a formação dos adolescentes. Explicar que, para escrever sua carta ao jornal, eles devem antes ler e analisar a matéria mencionada, que apresenta a opinião de dois especialistas.
Apresentar os textos do jornal e pedir que façam uma leitura individual.
Solicitar aos estudantes a formação de grupos em trios. Eles deverão identificar os quatro argumentos que o autor do texto "SIM" empregou para justificar a concordância com a proibição.
Convidar um grupo a apontar um argumento, em seguida outro até que os quatro argumentos tenham sido identificados. Verificar se os alunos reconheceram os seguintes pontos:
1) No caso dos jogos eletrônicos, o jogador tem uma participação mais ativa na construção da violência do que a que ocorre quando ele assiste à TV.
2) Algumas pessoas são mais propensas a confundir jogo e realidade e podem se deixar influenciar pelo conteúdo violento do jogo.
3) Mesmo que de forma controlada, as pessoas interiorizam a violência presente nos jogos eletrônicos e, em momentos em que o autocontrole está comprometido, um comportamento agressivo pode aflorar.
4) A pessoa pode