Regulador de tensão 24-3v
A conversão da tensão de alternada para contínua, deve ser feita rebaixando a tensão de entrada com um transformador e utilizando um retificador de onda completa e filtro capacitivo, ligado a um regulador de tensão ajustável através de um potenciômetro que será colocado no painel do equipamento. A saída do transformador deve ser protegida por fusível, evitando a queima dos diodos no caso de curtos-circuitos ou sobrecargas.
Todos os dados serão consolidados em documentação, seguindo modelo próprio, a ser entregue em data prevista, à sua chefia imediata (no caso, o docente).
Proposta de solução:
Diagrama esquemático da fonte:
Critérios adotados e memorial de cálculo dos compontes da fonte:
Transformador:
Transformador = 40Vp/5A
Dimensionamento de RL:
Diodos:
Os diodos utilizados foram o modelo SB580, que consomem uma tensão de 0,8V. Este modelo também foi escolhido por suportar uma corrente de até 5A, que é o suficiente para alimentar o circuito.
Capacitores:
Para uma flutuação de 15% , adotamos 2 capacitores de 4700uF, que em paralelo , totalizam 9400uF.
Circuito Integrado:
O CI que utilizamos para regular a tensão foi o LM317, e para o dimensionamento correto dos resistores, utilizamos a seguinte equação fornecida pelo datasheet:
Iadj seu valor fornecido pelo fabricante no datasheet, e é de normamente 46uA. O valor de R1 também é dado pelo fabricante para o bom funcionamento do circuito, e seu valor é de 240Ω.
Com isso podemos efetuar a equação acima, mas, devemos dimensionar um resistor para a tensão