Regressão linear
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXTAS E DA NATUREZA
CURSO DE QUÍMICA - LICENCIATURA
O USO DA REGRESSÃO LINEAR EM QUÍMICA
Marcela Miano
Paulo Henrique Menegatti
Projeto referente à matéria de Estatística na Educação dirigida pela professora Maria Imaculada.
Piracicaba
2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO | 2. OBJETIVOS | 3. METODOLOGIA | 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO | 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS | 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |
1. INTRODUÇÃO
A Estatística é uma peça importante para o melhor aproveitamento da Química, principalmente para ensino aos discentes. Deve-se analisar, de início, as aplicações de fórmulas e cálculos como, desvio padrão, distribuição normal, média, significância, regressão linear, etc. Todavia, são mais bem assimilados à prática do ensino e parâmetros básicos para aplicação destes.
Mesmo possuindo grande importância nos estudos da Química, a Estatística é vista como produto de desafios constantes, mesmo sendo muito utilizada nos métodos operacionais e experimentais. Utilizando dados adquiridos pela pesagem de palitos de fósforos, por exemplo, encontram-se métodos envolvidos no estudo da regressão linear, possibilitando a análise estatística de dados observados por meio de tabelas e figuras (Moita Neto, 2009).
Outra forma possível de se desenvolver a regressão linear (mas dessa vez múltiplas) na Química é classificando a composição iônica da água de irrigação, utilizando como variável dependente, a condutividade elétrica e como variáveis independentes, as concentrações de cátions e ânions da água de irrigação, de acordo com o peso de cada íon no modelo estatístico.
A regressão linear, sendo ela simples ou múltipla, nos apresenta uma técnica muito eficiente para as pesquisas, porém devem ser utilizadas em situações amplamente definidas, para que o resultado adquirido seja de extrema relevância ao fenômeno analisado (Regazzi & Leite, 1992).
PALAVRAS CHAVES: