Regras E Din Micas Do Voleibol
O vôlei e uns dos esportes mais populares do Brasil e tem aumentado o número de praticantes da modalidade principalmente pelos recentes sucessos das seleções brasileiras feminina masculina. O voleibol é caracterizado, principalmente, por ser um trabalho físico, dinâmico, de intensidade variada, em que há períodos de esforço físico, alternando com períodos de pausa (BARBANTI, 1986) e pode ser considerado como uma das modalidades esportivas mais complexas, que exige perfeição na execução das habilidades e características físicas específicas que, quando associadas, proporcionarão o melhor desempenho (MASSA, 1999).Segundo Weineck (1989) afirma que a capacidade de desempenho esportivo exprime um determinado grau de desempenho motor e seu condicionamento complexo depende de grande número de fatores específicos. Böhme (1999) sugere que a capacidade de desempenho esportivo pode ser definida em função da categoria e do nível de desempenho a que se quer referir. Um atleta que se encontra federado, ou em competições estaduais e nacionais pode ser considerado como praticante do esporte de rendimento.
O objetivo deste trabalho estudando as regras, dinâmicas, valências funcionais, o perfil antropométrico, massa corporal ou seja perfil deste esporte e dos atletas deste esporte tão popular em nosso país.
Regras e dinâmicas do voleibol
PRINCIPAIS REGRAS
1) Deve-se enviar a bola acima da rede, com o intuito de fazer cair na superfície da área da equipe adversária, como também evitar que a outra equipe possa fazê-lo. Cada equipe tem direito a três toques para o retorno da bola, além do contato do bloqueio.
2) A bola é colocada em jogo com um saque: o sacador golpeia a bola, enviando-a por cima da rede para a quadra adversária. A equipe que ganha o rally marca um ponto e o direito de sacar novamente.
3) Uma equipe pode ser composta, no máximo, por 12 jogadores, um técnico, um assistente técnico, um preparador físico e um médico.
4) Um dos jogadores, exceto o