regras ortograficas
BRASILEIRA
Profª. Ana Maria Valle.
Acordo Ortográfico
A seguir, apresentamos a você, de maneira simples e clara, as alterações na ortografia da língua portuguesa.
É importante que você saiba que o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi assinado em
Lisboa, em 16 de novembro de 1990. Assinaram este acordo os países Brasil, Portugal, Angola,
São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Timor Leste. Aqui no Brasil, este acordo foi aprovado pelo decreto Legislativo nº 54, em 18 de abril de 1995.
Ressaltamos que, o acordo é apenas ortográfico, ou seja, restringe-se à língua escrita. Por isso, a língua falada não será prejudicada. Mesmo porque, cada país, cada região tem um maneira própria de falar o português.
Nosso objetivo é que este pequeno guia no laboratório Canto das Letras, o oriente e resolva de forma eficaz suas dúvidas a respeito das mudanças introduzidas na ortografia.
Ainda temos um espaço para a discussão das mudanças. Esperamos que você entre e coloque sua opinião sobre este assunto que tem dado pano para a manga.
Mudança no alfabeto - K, W e Y
Agora nosso alfabeto passa a ter 26 letras, oficialmente.
As letras K, W e Y que já eram utilizadas com frequência por nós na escrita de símbolos de unidades, como Km para quilômetro e Kg para quilograma, na escrita de palavras estrangeiras, como por exemplo, show, playground, kung- fu entre tantas outras e nomes próprios como William,
Yuri, Kelly agora são oficialmente letras do nosso alfabeto.
ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
O trema
Para a alegria de muitos, não se usa mais trema, aquele sinalzinho que era colocado sobre a letra u para indicar que ela devia ser pronunciada nos grupos gue, gui e que e qui. Veja alguns exemplos: ERA ASSIM cinqüenta lingüística freqüente bilingüe agüentar sagüi tranqüilo seqüestro
FICOU ASSIM cinquenta linguística frequente bilingue aguentar sagui tranquilo sequestro
Atenção!
Em palavras