Regras acentuação gráfica
REGRAS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Acadêmico:
Fevereiro / 2012
INTRODUÇÃO
Ao decorrer deste trabalho estudaremos as regras de acentuação para obter uma melhor escrita e possível retirada de dúvidas sobre o assunto. As regras de acentuação gráfica foram criadas para estabelecer um sistema que organize a questão de tonicidade da sílaba portuguesa. Contudo o princípio que presidiu á elaboração das regras do português foi justamente o da economia, reservando os acentos gráficos para as palavras minoritários da língua.
CONCEITOS BÁSICOS As regras de acentuação foram criadas para estabelecer um sistema que organize a questão da tonicidade (intensidade de pronúncia) da sílaba portuguesa. Quando você diz café, uma das sílabas é pronunciada com mais intensidade do que a outra. Você deve ter percebido que a sílaba mais forte é fé, que é a tônica. A outra sílaba, ca, é fraca, ou seja, é pronunciada com pouca intensidade tonal. Por isso recebe a classificação de: átona. A parte da acentuação que estuda a posição dessas sílabas nas palavras recebe o nome de acentuação tônica. Na língua escrita, há elementos que procuram apresentar a posição da sílaba tônica e outras particularidades, como timbre (abertura) e nasalização das vogais. Esses elementos são os chamados acentos gráficos. O estudo das regras que disciplinam o uso adequado desses sinais é a acentuação gráfica.
ACENTUAÇÃO TÔNICA
Quem é que não conhece aquela famosa brincadeira que se faz com as palavras sabia/sabiá? "Você sabia que o sabiá sabia assobiar?" A brincadeira se baseia na diferente posição da sílaba tônica de sabia (bi) e de sabiá (á). Seria possível, ainda, acrescentar à brincadeira a palavra sábia, cuja sílaba tônica É sá. Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto: a) oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica É a