Regras de acentuação grafica das palavras
John Dalton nasceu em Eaglesfield, Inglaterra em 1766 e faleceu em 1844. Menino prodígio que aos 12 anos de idade substitui o seu professor na Quaker’s school de Eaglesfield. Dedicou toda a sua vida ao ensino e a pesquisa. Foi considerado o fundador da teória atômica moderna.
Leccionou em Kendall e Manchester, desenvolveu trabalhos significativos em vários campos como: Metereologia, Química, física, Gramática e Linguistíca. Seu nome passou a história da ciência tanto por suas teórias químicas quanto pela descoberta e descrição de uma anomalia da visão das cores: O Daltonismo.
Sendo um observador atento, Dalton percebe, ainda jovem sua cegueira para algumas cores, começando a pesquisar o fenómeno em outras pessoas e observa que a anomalia mais comum é a impossibilidade de distinguir o vermelho e o verde. Que em alguns casos, a cegueira cromática é mais acentuada para o campo vermelho ( Protanopsia). E em outros , para o campo de verde ( Deuteranopsia). Logo ele notou que outras pessoas sofrem do Daltonismo apenas em circunstencias especiais , e poucas são cegas para todas as cores.
Em 1810, foi publicada a obra New System Of Chemical Philosophy (Novo Sistema de Fiosofia Química), nesse trabalho havia testes que provaram suas observações, como a lei das pressões parciais, chamada de Lei De Dalton, entre outras relativas à constituição da matéria.
2. Modelo Atômico
No século V a.C., o filósofo grego Demócrito expressou a crença de que toda a matéria consistia em partículas, muito pequenas e indivisíveis, às quais ele chamou de átomos ( que significa indivisível). Embora a ideia de Demócrito não tenha sido aceita por muitos dos seus contemporâneos ( como Platão e Aristóteles ), ela prevaleceu. Resultados experimentais de investigações científicas deram suporte ao conceito de “ atomismo” e gradualmente fizeram surgir as definições modernas de elementos e compostos.
Em 1808, um cientista e professor inglês, John Dalton,