Regras ABNT
Ensino Médio
São Paulo
2013
Elementos Componentes de Relatórios
Os relatórios das disciplinas experimentais do curso devem ser apresentados de maneira racional e uniforme. Seus elementos dividem-se em pré-texto, texto e pós-texto e figuram subdivididos na seguinte ordem:
Pré-Texto
Capa
A capa deve conter os elementos mais representativos que identifiquem o trabalho realizado, dentro de uma determinada disciplina, conforme modelo apresentado no Anexo 1.
Texto
A organização do texto é determinada pela natureza de cada disciplina, mas que de maneira geral, compreende seis partes principais:
Objetivo;
Introdução teórica;
Parte Experimental (se houver);
Resultados e discussão
Conclusões;
Referência Bibliográfica.
1 Objetivo
1.1 Realizar a extração da molécula de DNA do núcleo celular do morango (Fragaria vesca)
2 Introdução teórica
DNA
2.1 A molécula de DNA é composta por uma fita dupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais grupos fosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina, citosina, guanina e timina.
A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato.
As bases nitrogenadas estão no interior da hélice, ligadas por pontes de hidrogênio. As bases nitrogenadas citosina e timina são chamadas de Pirimidinas, e as bases adenina e guanina, chamadas de Purinas. Morangos