Regra do futebol: Tiro de canto
Será concedido um tiro de canto quando a bola ultrapassar completamente a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de ter tocado por último em um jogador da equipe defensora, e não tiver sido marcado um gol conforme a Regra 10.
Poderá ser marcado um gol diretamente de um tiro de canto, porém somente contra a equipe adversária.
Procedimento
a bola será colocada no interior do quarto de círculo do poste de bandeirinha de canto mais próximo do local onde ela ultrapassar a linha de meta. não deverá ser retirado o poste de bandeirinha de canto. os jogadores da equipe adversária deverão permanecer a, no mínimo, 9, 15 m de distância do quarto de círculo de canto até que a bola entre em jogo. a bola será chutada por um jogador da equipe atacante. a bola estará em jogo no momento em que for chutada e se movimentar. o executor do tiro não deverá tocar na bola pela segunda vez até que esta tenha tocado em outro jogador.
Infrações / Sanções
Tiro de canto executado por qualquer jogador, exceto goleiro
Se após a bola entrar em jogo o executor do tiro trocá-la pela segunda vez (exceto com as mãos), antes que essa tenha tocado em outro jogador: será concedido um tiro livre indireta para equipe adversária, que será executado do local onde ocorrer a infração.
Se após a bola entrar em jogo o executor do tiro tocá-la intencionalmente com as mãos, antes que esse tenha tocado em outro jogador: será concedido um tiro livre direto para a equipe adversária, que será executado do local onde ocorrer a infração será concedido um tiro penal se a infração ocorrer dentro da área penal do executor do tiro
Tiro de canto executado pelo goleiro
Se após a bola entrar em jogo o goleiro tocá-la pela segunda vez(exceto com suas mãos), antes que essa tenha tocado em outro jogador: será concedido um tiro livre indireto para a equipe adversária, que será executado local onde ocorrer a infração.
Se após a bola entrar em jogo o