Regra da mão direita e esquerda
O sentido das linhas de campo magnético criado por uma corrente elétrica foi estudado por Ampère, que estabeleceu uma regra para determiná-lo, conhecida como regra da mão direita.
Segure o fio condutor com a mão direita, envolvendo-o com os dedos e mantendo o polegar apontando o sentido da corrente elétrica. O sentido das linhas de campo é dada pela indicação da ponta dos dedos que envolvem o fio condutor. Esta é a regra da mão direita.
As linhas de campo são circulares e concêntricas ao fio por onde passa a corrente elétrica e estão contidas num plano perpendicular ao fio.
Se o fio condutor está com o dedo indicador voltado para cima as linhas de campo terão o sentido anti horário no plano perpendicular ao fio(90*) (* = grau) e se o dedo indicador tiver voltado para baixo as linhas te campo terão sentido horário no plano perpendicular.
Em um campo magnético criado por uma espira circular, também podemos usar a regra da mão direita para determinar o sentido das linhas de campo.
A seta vermelha (dedo polegar) indica corrente elétrica; a seta verde (dedo indicador) indica o campo magnético; e a seta azul (dedo médio) indica a força.
A regra da mão esquerda ou regra de Fleming é utilizada para força magnética que atua sobre uma carga elétrica lançada num campo magnético ou força magnética que atura sobre um fio percorrido por uma corrente elétrica quando ele é mergulhado num campo magnético.
Vejamos:
para carga é assim: polegar: indica o sentido da força, o dedo indicador indica o sentido do campo magnético e o dedo médio indica o sentido da velocidade. (Faça a regra como se fosse um revólver, mas com o dedo médio perpendicular à palma da mão). Agora, tome cuidado pois a regra é valida para cargas positivas, caso a carga