região sudeste
. A fauna na região Sudeste é caracterizada por uma grande diversidade de espécies, dividida entre os seus três biomas.
Mata Atlântica
Caatinga.
O bioma Cerrado ocupa a maior parte do Sudeste. É um bioma que possui grande riqueza de espécies animais. Tem cerca de 1.500 espécies conhecidas.
As espécies mais características da região, quanto à fauna, são: mamíferos como veado-virá, veado-campeiro, lebre, tatu, raposa, gambá, capivara, graxaim (sorro)
Nosso país é caracterizado por sua incrível diversidade cultural e étnica, porém, tal diversidade não se restringe apenas aos planos sociais, talvez por conta das suas dimensões continentais, o território brasileiro apresenta diferentes tipos de biomas, que são na verdade um conjunto de características naturais (fauna e flora) que caracterizam tal território ou parte dele.
AMAZÔNIA
O maior em extensão territorial, toma por completo os estados do Acre, Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia, além do norte do Mato Grosso do Sul e oeste de Tocantins e Maranhão, é caracterizado pelas florestas com árvores altas e largas, geralmente bem próximas uma das outras e contam com grande diversidade biológica. É neste bioma que encontramos o Rio Amazonas, o maior rio do planeta. As temperaturas são quentes e o clima úmido.
CERRADO
Este tipo de bioma, ao contrário do que muitos pensam, é rica em biodiversidade, tanto animal, tanto vegetal, as temperaturas também costumam ser elevadas caracterizada pelo clima tropical. É onde encontram-se vegetação de pequeno porte, com gramídeas, arbustos e árvores retorcidas. O cerrado é o bioma dominante no oeste da região nordestina do Brasil, no centro-oeste, no sudeste e também pode ser encontrada no extremo