Região Sudeste
Região Sudeste
Introdução
Região Sudeste do Brasil
A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Esta região é por excelência uma terra de transição entre a região Nordeste e a região Sul. Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo,clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.
A região Sudeste brasileira é uma das mais ricas; não só economicamente, mas sim em questão cultural. É rica também na culinária, a história que ela carrega e entre outros.
Desenvolvimento
A Região Sudeste é sinônimo de economia vibrante e diversificada. Trata-se da região de maior densidade demográfica do país e a mais urbanizada: nove em cada dez habitantes vivem nas cidades. São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte são as capitais de Região Sudeste. Dizemos que a Região Sudeste é 'a locomotiva' do país porque a região puxa a economia, sendo responsável por mais da metade do PIB do Brasil. As bacias hidrográficas dos rios Paraná e do rio São Francisco têm grande importância e nascem na Região Sudeste. Os quatro Estados do Sudeste possuem 1.668 municípios. E o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da região é de 0,824, superior ao IDH do Brasil. São Paulo já pertenceu à Região Sul. Desde 1970 a Região Sudeste tem o atual desenho, com seus quatro Estados. Os Estados do Sudeste concentram cerca de 42% da população do Brasil.
Aspectos Físicos
CLIMA
O clima da região sudeste é caracterizado pelo clima tropical no litoral das baixadas capixaba e fluminense, também na parte setentrional mineira e oeste paulista, onde a temperatura costuma ser elevada e durante o ano ocorrem variações secas e chuvosas. Por conta da altitude, as temperaturas caem neste clima, formando o chamado clima tropical de altitude, onde localiza-se, por exemplo,