região norte
Tudo isso tem sido realizado em ritmo acelerado, sem levar em conta o equilíbrio da natureza; a agressão à fauna e à flora é constante através das queimadas, do desmatamento, da mineração intensiva, de caça e pesca predatórias. Além de tudo está ameaçada a sobrevivência do índio que sempre habitou essa região.
OCUPAÇÃO: O processo de ocupação na Região Norte ocorreu de forma efetiva no decorrer do século XX, a partir da iniciativa governamental de povoamento que instituiu diversos projetos de desenvolvimento. Apesar dos esforços empregados, esse processo tem ocorrido sem nenhum tipo de planejamento, fugindo das mãos do poder político e dos órgãos de fiscalização, isso vem produzindo prejuízos e problemas socioambientais.
A Região em questão possui a maior extensão territorial, ocupa uma área de 3.853 327,2 km2, isso representa cerca de 45% de todo território brasileiro no qual abriga aproximadamente 7,6% da população nacional, ou seja, 15.864.454 habitantes. Somente o estado de São Paulo possui cerca de 41,2 milhões de habitantes, isso deixa explícita a irregularidade na distribuição da população no território nacional.
SOBRE A VIOLÊNCIA
No mundo existem diversas formas de violência, e são vários os nomes destinados a elas: violência familiar, escolar, moral, violência no transito, violência contra e mulher e muitas outras. Entretanto, apesar de tantos nomes, todas elas causam praticamente o mesmo efeito podendo acabar com a vida de uma pessoa.
Há quem diga que a única forma de se mudar ou “ajeitar” alguma coisa errada é com violência,