Região do alqueva
Pelas Terras do Grande Lago Alqueva encontramos uma diversidade de vilas e pequenos povoados sarapintados pelo casario caiado de branco, onde a antiguidade da região está bem patente. Uma amálgama cultural que resulta dos diferentes povos que, séculos após século, aqui viveram e trabalharam… Para conhecer um pouco da sua história, basta visitar os seus castelos e fortalezas, intrometer-se no núcleo intramuros e palmilhar as ruelas estreitas, onde saltam à vista chaminés mouriscas, torres e igrejas antigas, pontes romanas, poços árabes, … Um sem-fim de pontos de grande valor histórico e patrimonial que vale a pena conhecer!
Percorrer
Percorrendo a zona envolvente ao Grande Lago Alqueva verificamos facilmente que a paisagem se modificou, e muito, desde a construção desta barragem. Onde antes existiam campos e planícies áridas, estende-se agora o maior lago artificial da Europa. Com uma extensão de margens maior que toda a costa portuguesa banhada pelo oceano Atlântico, o Alqueva é hoje a imagem de marca da região, oferecendo inúmeras atividades desportivas e de lazer. Aqui podemos navegar nas suas águas, pescar, praticar windsurf, kitesurf, vela, canoagem ou ski aquático. Nas proximidades, podemos dar passeios pedestres ou de bicicleta, observar pássaros ou caçar, percorrer as vinhas e os montados, nadar nas praias fluviais… As possibilidades são infinitas!
Desfrutar
Para que possa desfrutar plenamente dos dias aqui passados, existem na região diversas unidades hoteleiras, desde hotéis tradicionais e alojamentos locais até às unidades de turismo rural ou de enoturismo, passando pelos originais barcos-casa. Em breve, poderá ainda usufruir dos novos resorts integrados – atualmente em construção – que oferecerão os mais completos e luxuosos serviços e infraestruturas, capazes de satisfazer o mais exigente dos visitantes.
Poderá acordar e dar de caras com os castelos, com as vinhas ou com o Grande Lago Alqueva, basta escolher, diversidade não falta!