Região Centro-Oeste
Características naturais
Na vegetação, da região Centro-Oeste, ao norte e oeste há presença da Floresta Amazônica, composta por uma vegetação densa. Entretanto, grande parte da região é ocupada pelo cerrado. Cerrado pode ser descrito, basicamente, como um tipo de savana com gramíneas altas, folhas duras e raízes longas e árvores com troncos retorcidos. Áreas onde há mais árvores que arbustos são conhecidos como cerradão e no cerrado propriamente dito há menos arbustos do que árvores e se espalha uma formação contínua de gramíneas.
Há no mato Grosso do Sul uma região conhecida como campos de Vacaria que lembra vagamente o pampa gaúcho. A região do Pantanal, sempre alagável quando nas cheias de verão, possui vegetação típica e muito variada, denominada complexo do Pantanal. Pode ser identificado na região centro-oeste também as matas galerias em alguns trechos do cerrado. A floresta tropical que existia na região está praticamente extinta.
O Relevo da região se caracteriza por três unidades dominantes: Planalto Central, Planalto meridional e Planície do Pantanal. Planalto central é um grande bloco rochoso, formado por rochas cristalinas, sobre as quais se apoiam camadas de rochas sedimentares. Exemplo disso são as chapadas, com topos planos e encostas que caem repentinamente e recebem o nome de serras. Nessas regiões as chapadas são conhecidas como chapadões. As chapadas estão presentes na maior parte da Região.
O Planalto Meridional se estende da região Sul até os estados de Mato grosso do Sul e Goiás. Nele são encontrados os solos mais férteis de todo o centro-oeste. A Planície do Pantanal é uma depressão situada entre os planaltos citados anteriormente. É inundada periodicamente pelo Rio Paraguai e seus afluentes. O relevo da planície tem duas formas principais: Cordilheiras, pequenas elevações que não sofrem inundações, e Baías ou lagos, onde ocorre inundação em período de chuva.
O clima da Região Centro-oeste é tropical,