Registro IES
1) Reflita sobre o trecho a seguir e, depois, faça o que se pede:
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estou lendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). (...) Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo” (Paulo Freire – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura – Campinas, novembro de 1981).
Redija um comentário reflexivo sobre a frase “Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma, transformando o mundo”, relacionando-a à importância da leitura nos dias atuais (máximo de 10 linhas).
1- A leitura é a forma mais básica e prática de se registrar o conhecimento. Sem ela não teríamos informações concretas das gerações passadas e nem poderíamos deixar nossos conhecimentos para as gerações futuras. A leitura é necessária para a aprendizagem do ser humano, e por meio dela enriquecemos nosso vocabulário, estimulamos a criatividade, a interpretação... e a frase é justamente a respeito disto, pois quem escreve, ajuda mudar o mundo!
2) Leia o texto Educação e Universidade: ciência e formação acadêmica”, de Antônio Joaquim Severino, disponível no bloco “Textos trabalhados nas aulas”, subtítulo “Textos para impressão”, e responda:
a. De que trata o texto (i.e., que tese defende o autor relativamente à articulação entre os eixos ensino, pesquisa e extensão na Universidade)?
A idéia central do texto é sobre a mudança que os indivíduos sofrem ao entrar no ensino superior, e sobre os objetivos que ele pretende atingir, sendo eles a “formação de profissionais