regionalização
Introdução
Existem diversas maneiras de se regionalizar um espaço geográfico, por razões econômicos, naturais, político entre outras.
Com o espaço regionalizado fica mais fácil a compreensão do mapa
Nos exemplos a seguir tem regionalizações por 5 motivos diferentes, com seus motivos e critérios para chegar até aqueles dados.
Regionalização do espaço mundial: taxa de mortalidade infantil
Nesse tipo de regionalização as cores mais fortes mostram os países onde morrem mais criança no mundo, e os países que estão em cores claras são onde não se tem muito problema com esse problema de critério social.
Os países onde mais se tem esses problemas são os subdesenvolvidos, devido a problemas como saneamento básico e a doenças que muitas vezes não são tratadas.
Regionalização do espaço mundial: Norte e Sul
A divisão norte-sul é uma divisão socioeconômica e política utilizada para atualizar a Teoria dos Mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária. Apesar do nome, alguns países do norte também estão abaixo da linha do equador, como a Austrália e a Nova Zelândia que, mesmo assim, fazem parte do grupo de países do norte, os desenvolvidos.
Regionalização do espaço mundial: Tipos de vegetações
Graças ao clima extremante variado de nosso planeta, em cada parte dele, se desenvolvem-se tipos de vegetações diferentes, vegetações adaptadas ao clima seco e com pouca chuva, como nos casos dos desertos e até climas frios.
Regionalização do espaço mundial: taxa de mortalidade
Esse tipo de regionalização utiliza o critério da média de mortes em cada país estabelecendo-se assim uma média de países onde as pessoas vivem mais e onde vivem menos.
Os fatores que mais influenciam nesses dados são o acesso ao saneamento