Regionalização Brasileira
Disciplina: Geografia Turma: Edificações 2013.1
Regionalização brasileira
Aluno (a): Layla Narrely Santos Alves
Professor (a): Paulo Tavares
Picuí, 06 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
A finalidade deste trabalho é proporcionar informação e conhecimento aprofundado sobre a regionalização do Brasil, mais concretamente, mostrar os critérios que foram utilizados para a regionalização, a história, características, e curiosidades. A metodologia utilizada para o planejamento desse trabalho foi o uso de livros didáticos e pesquisa bibliográfica.
Como o Brasil é considerado um país-continente, apresentando diversidades sociais, populacionais, etc., houve uma imensa necessidade de regionalizar o país. Adiante vamos verificar que o Brasil foi regionalizado de diversas formas, e diversas vezes. Porém a que vigora até hoje é a divisão de 1988, proposta pelo IBGE, dividindo o país em cinco grandes regiões: O Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A regionalização em si, tem como objetivo que o Estado possa desenvolver e operacionalizar políticas públicas para integrar o território e interferir no processo de desenvolvimento capitalista do país, diminuindo as desigualdades regionais.
No entanto, essa divisão do IBGE é muito criticada por ser dividida de forma inadequada, para alguns geógrafos. Tamanhas são as diferenças em uma mesma região, abordaremos esse assunto com mais precisão.
Regionalização do Brasil
Para começarmos devemos saber o que é regionalização. Por regionalização entendo que é uma divisão de algum espaço territorial, levando em consideração características, aspectos de cada região, no qual as tornam homogêneas, o clima, o relevo, etc. A primeira sugestão de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios feitos para esse processo foram apenas