Regionalizaçao
Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Biossistemas
Disciplina de Hidrologia Aplicada
Profa. Mônica da Hora
Estudo de Regionalização das Vazões Características da Bacia do Rio Dois Rios
Angel Santiago Fernandez Bou Calixto
Hadassiana Costa Creton
Ricardo Keim
Niterói
Novembro de 2013
Sumário
Índice de Figuras
Índice de Tabelas
1. Introdução
A vazão máxima de um rio é entendida como sendo o valor associado a um risco de ser igualado ou ultrapassado. O hidrograma de projeto ou hidrograma tipo é uma sequência temporal de vazões relacionadas a um risco de ocorrência. Esta sequência se caracteriza pelo seu volume, distribuição temporal e valor máximo.
O objetivo de calcular as vazões máximas é garantir a segurança e a viabilidade econômica de determinado projeto, por isso são dimensionados em valores extremos, aplicando técnicas de estatística associando chances de ocorrência a partir da análise da série históricas.
A vazão máxima está particularmente associada aos riscos de inundação em uma bacia e à definição das vazões de projeto de obras hidráulicas de controle de enchentes. Ela é utilizada nos estudos voltados para os projetos dos vertedores de barragens, dos canais de drenagem, dos bueiros e galerias de águas pluviais, dos diques e dos vãos de pontes, entre outros.
No dimensionamento, as vazões devem reproduzir condições críticas possíveis de ocorrer com um determinado risco. Essas condições são identificadas dentro das mais desfavoráveis. Deve-se definir o risco de um projeto de acordo com os objetivos do projeto e, dentro destas condições de risco, explorar as situações mais desfavoráveis. Por exemplo, no cálculo de bueiros o risco adotado é de 2 a 10 anos, pois aceita-se que suas poderão ser inundadas com referida frequência, contudo no dimensionamento do vertedouro de grandes barragens deve-se ter um risco mínimo, pois o impacto