regionalizacao do espaco mundial
A regionalização é a divisão do espaço geográfico, com critérios previamente estabelecidos, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia das outras por apresentar particularidades próprias. Qualquer espaço pode ser regionalizado, isto é re-divido, um país, uma outra região, um estado, até mesmo as cidades são divididas em regiões [bairros]. Pode ser região administrativa, natural etc. No plano global o mundo também é dividido em regiões, cada continente se constitui numa região.
Regionalizar = dividir – pode ser feita de diversas formas: elementos naturais, políticos, sociais...
DIVISÃO POR CONTINENTES
ZONAS CLIMÁTICAS
Vegetação
CONFLITO QUE LEVOU A 1ª G.M.
Multipolarização = antes da 2ª G.M. - em vários pólos ou centros de poder que disputavam a hegemonia: a Inglaterra, a França,; os Estados Unidos, que já se tornara uma potência no continente americano, o Japão e a Rússia.
Bipolarização = dois pólos ou centros de poder, que durou cerca de 45 anos, desde o final da Segunda Guerra Mundial até por volta de 1991. O final da Segunda Guerra trouxe um novo cenário: as potências européias estavam arrasadas; o Japão também saiu arrasado da guerra e perdeu as áreas que havia conquistado no Oriente.
Duas novas potências mundiais - Estados Unidos e a União Soviética - passaram a dividir o mundo entre si.
O mundo bipolar foi marcado pela disputa entre o capitalismo e o socialismo.
O Primeiro Mundo era formado pelos países capitalistas ricos, desenvolvidos como os Estados Unidos, Japão e países da Europa Ocidental, por exemplo, Alemanha, França e Inglaterra.
O Segundo mundo pelos países socialistas liderados pela União Soviética;
O Terceiro pelos países pobres, subdesenvolvidos.
No final dos anos 80, as experiências socialistas praticamente desapareceram e com elas foi-se junto o 2º mundo. Começando com as Repúblicas Bálticas, Estônia, Letônia e Lituânia se espalhando por