Regime totalitario
Nº8846
História Contemporânea I
Comunicação Social – 1ºAno
2010/2011
Instituto Superior Miguel Torga
Índice
Introdução 2
A propaganda totalitária 3
A organização totalitária 7
Conclusão 11
Bibliografia 12
Introdução
O presente trabalho foi-me proposto no âmbito da disciplina de História Contemporânea I pertencente à Licenciatura em Comunicação Social, leccionada no Instituto Superior Miguel Torga, no 1º semestre do ano lectivo 2010/2011, pela professora Manuela Serra.
O tema geral é “O Movimento Totalitário”, tratando especificamente de dois subtemas que retratam a “A propaganda totalitária” e a “A organização totalitária”. Com este trabalho ambiciono desenvolver competências, tanto a nível pessoal como a nível geral, apesar de ser um tema que anteriormente já tratei.
Capítulo XI
O Movimento Totalitário
1. A propaganda totalitária
Totalitarismo ou regime totalitário, consiste num sistema político onde o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político não assegura limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. Esta ideologia é descrita pela coincidência do autoritarismo, onde os cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado, e da ideologia, um esquema generalizado de valores promulgado por meios institucionais para orientar a maioria, senão todos os aspectos da vida pública e privada.
Somente a ralé, a sociedade mais desfavorecida e a elite eram aliciadas pelo impulso do totalitarismo, ora, as massas eram conquistadas através da propaganda. Predominava a liberdade de opinião. O uso do terror até certo ponto, era somente usado pelos movimentos totalitários que lutavam pelo poder. Só conseguiam esse poder se tivessem grandes apoiantes, se houvesse muita