Reggae
CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
TRIBOS URBANAS
SÃO PAULO – SP
2014
TRIBOS URBANAS
Homem e Sociedade – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso Ciências da Computação da Universidade Paulista, sob orientação do professor Giuber Juliani.
SÃO PAULO – SP
2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO
Escolhemos a tribo urbana do Reggae, por decisão do grupo, e até porque algumas pessoas do grupo se identificam com essa tribo e também tem uma base de conhecimento sobre ela.
Combinamos de ir até a Galeria do Reggae no centro da cidade, e entrevistamos um membro da cultura Reggae no Brasil, conhecido como “Xandão”.
Ele nos fala sobre um pouco da cultura do reggae, suas raízes, do que gosta Quais ícones do reggae que o espira.
2. REGGAE
O reggae surgiu na Jamaica, na década de 60, tendo Bob Marley, cantor e compositor, seu principal ícone. O nome “reggae” foi empregado devido ao som que se faz na guitarra. O "re" seria o movimento pra baixo, e o "gae", o movimento pra cima. O reggae se caracteriza por cortes rítmicos regulares sobre a música e pela bateria, que é tocada no terceiro tempo de cada compasso, em outras palavras, se trata de um ritmo lento e dançante.
Esse estilo musical surgiu baseado no movimento Rastafari. O Rastafari é um movimento religioso jamaicano que dá a Haile Selassie I, imperador da Etiópia, características messiânicas. Toda essa crença, aliada ao uso da maconha e às aspirações políticas e afras centristas, ganhou adeptos no mundo inteiro devido ao interesse no ritmo do reagge gerado por Bob Marley.
A característica principal da temática do reggae é a crítica social, envolvendo questões sobre desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais. Além disso, existe a valorização das ervas