Regencia
CURSO DE ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
Estevan Foster Acosta
Gerson Blank Volz
Ricardo Bierhals
Ingrid Katherrine Corrêa Maia Abrahan
Regência Nominal/Verbal e Crase
Canguçu, 12 de dezembro de 2014. Na frase retirada do twitter, "Iremos em Santa Maria amanhã" é empregada a linguagem coloquial e se corrigirmos para a norma culta ficaria:
- "Iremos a Santa Maria amanhã."
Pois na linguagem culta exige a preposição "a". Na frase postada por um amigo do facebook, "Prefiro mais passeios que festas", se empregarmos na linguagem culta ficaria:
-"Prefiro passeios a festas"
Pois o verbo é transitivo direto e indireto e exige a preposição "a". Na frase enviada pelo whatsapp, "Todos se simpatizaram com ela." Na linguagem culta o correto seria:
- "Todos simpatizaram com ela."
Pois na linguagem padrão não se admite pronome oblíquo.
Na frase enviada por mensagem pelo facebook, "Ele procurou e pediu ao vendedor a nota fiscal." Se corrigirmos para a linguagem culta a frase correta seria:
- "Ele procurou o vendedor e pediu-lhe a nota fiscal."
Porque o verbo procurar é transitivo direto e não se devem misturar verbos cujas regências são diferentes.
Na frase enviada pelo whatsapp por um amigo, "Estávamos frente á frente" se empregarmos a linguagem culta ficaria:
-"Estávamos frente a frente."
Pois não se deve usar crase entre palavras repetidas. Em uma pagina de propaganda de caminhões da internet: “Mercedes Ben-z, a marca que o mundo confia”. O correto seria "...a marca em que o mundo confia". As pessoas falam “A rua que eu moro”, “Os países que eu fui”. O correto seria dizer “A rua em que moro”, “Os países a que fui”.
Postagem do Facebook: "Acabei de assitir o jogo entre Cruzeiro vs Canguçuense." Deve-se impor a preposição "ao". O correto seria "Acabei de assistir ao jogo entre Cruzeiro vs Canguçuense."