Refrexão em espelhos planos
JUSTIFICATIVA
O reflexo é algo que atrai e hipnotiza o homem, que desde os primórdios admira-se e ocupa parte de seu tempo em frente de um espelho. O exemplo dessa magia do reflexo é narciso que ao ver sua imagem refletida na água busca-se na água e morre afogado. Foi esse encantamento que levou o grupo a entender como se dá esse processo reflexivo e suas nuances para que se levasse ao público escolar esse objetivo que encosta e atrai a todos
OBJETIVO
Identificar através de experimento como se dá a reflexão da imagem em diversos ângulos.
OBJETIVOS EXPECÍFICOS
Conhecer o processo de reflexo em diversos ângulos através de pesquisas.
Identificar a graduação da luz
Classificar os ângulos de acordo com a quantia de imagens refletidas.
Desenvolver experimentos para serem utilizados para apresentar a comunidade.
METODOLOGIA
O Trabalho tem uma metodologia basicamente bibliográfica com analise reflexiva, experimental e descritivo. Analise de dados pesquisados bibliograficamente. Para construção do aparato primeiramente separamos os espelhos, colamos na madeira, colocamos as dobradiças para formar o ângulo e assim visualizar a reflexão das imagens. Para concluir a atividade teoria-prática estabeleceu-se a produção de slides para exposição de aulas.
RECURSOS UTILIZADOS:
Material: Madeira, espelhos, cola de sapateiro, tinta, selador, lixa, dobradiças. Físico: Extraclasse. Humano: Ajuda de um rebobinador.
MARCO TEÓRICO:
Para efetivação do trabalho efetivamos uma pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos da área que são: Luz, Reflexão, Espelhos planos, Ângulos, Espectro eletromagnético, Mecânica quântica, fibra óptica e telescópios refletores.
LUZ
A forma de energia que ilumina o mundo é chamada luz. Ela e outras radiações eletromagnéticas são emitidas por objetos energéticos ou quentes. A luz é o único componente do espectro eletromagnético (que inclui as microondas, os raios ultravioletas e os raios X) que pode ser detectado