Refrações da questão social
Curso de Graduação em Serviço Social.
Bianca Machado de Avellar Pires.
Refrações da Questão Social.
Botucatu-SP
2013
Bianca Machado de Avellar Pires.
Refrações da Questão Social.
Portfólio apresentado às disciplinas de Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia, relativo ao 2 semestre, ministrada pelos professores Márcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sérgio Góes e Rosane Malvezzi , para o curso de graduação em Serviço Social, da Universidade do Norte do Paraná- Unopar.
Botucatu-SP 2013
SUMÁRIO
1- Introdução
2- Desenvolvimento
2-1 As origens do serviço Social
2-2 O Serviço Social nos dias atuais
3- Considerações Finais
4- Referências
1- Introdução
O texto a seguir é um resumo da história do serviço social: quando ele começou e as transformações que ele vem sofrendo com o passar do tempo e como essas mudanças recaem sob aqueles que dela usufruem.
Esse texto, também é o resultado dos estudos sobre os impactos trazidos pelas expressões da questão social perante as transformações societárias, especialmente na juventude da sociedade brasileira com o objetivo de refletir criticamente sobre as refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade.
2-1- As origens do Serviço Social.
A década de 30, do século passado, marca nosso país como um momento revolucionário na história, onde um país agrícola se reveste de um processo de industrialização como a solução de alavancá-lo de uma crise econômica, isto leva o Brasil a um expressivo avanço que o direciona para o desenvolvimento social, político, cultural e econômico, sendo neste contexto o surgimento do Serviço Social no Brasil. Segundo Castell (1995), o “Social” existe desde o século XVI, através de intervenções públicas que iam da assistência aos indigentes, passando pela regulação