Refração 1 e 2
Nome completo
Refração 1 e 2
local e ano
Escola
Nome completo
Miragem e fibra óptica
local e ano
Índice Introdução ..................................................................... 3 Miragem ............................................................... 4 Fibra óptica .......................................................... 6 Tipos de fibras ................................................... ... 11 Atenuação e limitações das fibras ópticas .... 15 Conclusão ............................................................... 19
Introdução As miragens são consideradas imagens causadas por um pequeno desvio das luzes refletidas por algum objeto. Elas podem ser fenômenos reais e não reais.
Miragem
As miragens, também conhecidas como espelhismo, não são uma alucinação provocada pelo forte calor. Elas são um fenômeno óptico real que ocorre na atmosfera formando diferentes tipos de imagens, podendo inclusive ser fotografado. Tal fenômeno ocorre devido às propriedades de refração da luz.
Explicação física para a Miragem
O termo miragem tem origem na expressão francesa se mirer que significa ver-se no espelho. As miragens se formam a partir do fenômeno da reflexão total da luz.
Reflexão total da luz
Os raios luminosos após incidirem em um superfície são desviados para longe da normal, a lei da refração nos diz que n1 senѲ = n2 senѲ1, isso implica que para um mesmo meio,a medida que aumentarmos o ângulo de incidência (Ѳ) ,o ângulo de refração (Ѳ1) também aumentará .
Dizemos que o ângulo de incidência é critico quando o ângulo de refração for de 90°, para valores maiores o ângulo de refração sofre reflexão total.
refração e reflexão total da luz
Tipos de miragem
Existem dois tipos de miragem as superiores e as inferiores.
Miragens inferiores ocorrem em climas