REFORMA NA SAUDE
Pedro Henrique Carinhato e Silva∗
Resumo: Este artigo analisa a articulação entre o processo de Reforma do Estado brasileiro e as políticas sociais no decênio de 1990. Buscamos salientar a reorientação aplicada ao aparelho social, consoante às transformações políticas e econômicas ocorridas em âmbito internacional, bem como as determinações impostas pelos governantes brasileiros no marco do neoliberalismo.
Palavras-chave: Política Social; Neoliberalismo; Reforma do Estado; Política focalizada; Política universal. The social politics in the context of the reform of the State in Brazil
Abstract: This article analyzes the articulation between the Reform of Brazilian State and social politics in the 1990's decade. We pointed out the applied reorientation to the social apparel, according to the political and economical transformations happened in international extent, as well as the determinations imposed by the Brazilian rulers in the mark of the Neoliberalism.
Key words: Social politics; Neoliberalism; Reform of the State; Focused politics; Universal politics.
Introdução
O momento que o Brasil passava no início da década de 1990 pode ser sintetizado em desafios e contradições centradas num regime de altíssima inflação e incertezas quanto à condução política que seria tomada para uma nova tentativa de arrefecimento desse fenômeno econômico. Nessa acepção, buscou-se uma forma que equaliza-se a aporia econômica e, simultaneamente, abrisse espaço para um novo caminho para a acumulação de capital, qual seja: a financeira. Diante desse novo espectro, o Brasil é sugado para uma nova etapa do capitalismo mundial.
Conformam-se novas concepções e idéias acerca de como gerir um Estado e qual seu real papel ante a essa nova realidade que é imposta. A visão de mundo vencedora solapou as antigas bases em que estavam compostas as áreas governamentais. Partindo de um novo
paradigma