Reforma Anglicana
Síntese
Reforma Anglicana foi o rompimento do rei da Inglaterra Henrique VIII com a Igreja Católica. Henrique VIII (1491-1547) nasceu em Greenwich e tornou-se herdeiro do trono da Inglaterra em 1502, após a morte do irmão mais velho. Foi rei da Inglaterra a partir de 21 de Abril de 1509 (coroado a 24 de Junho de 1509) até sua morte. Estudioso da teologia (ciência da religião, das coisas divinas), retomou a doutrina de Lutero, o que lhe valeu o título de defensor da fé, concedido pelo papa Leão X. Casou-se com:
Catarina de Aragão: princesa espanhola, casou-se em 1509, sete semanas depois dele se tornar rei. Era filha dos reis católicos da Espanha, Fernando e Isabel, e teve seis filhos, dos quais apenas a princesa Maria sobreviveu.
Ana Bolena: casou-se em 1534. Deu a Henrique VIII uma filha, Elizabeth, que depois seria rainha da Inglaterra. Foi acusada de infidelidade ao rei, sendo decapitada em 1536.
Jane Seymour: casou-se com Henrique VIII seis dias após a execução de Ana Bolena. Deu ao rei seu único filho, Eduardo, morrendo de uma complicação após o parto.
Ana de Cleves: princesa alemã, Henrique casou-se com ela por motivos políticos, em 1540. Este casamento foi anulado pelo Parlamento 6 meses depois.
Catarina Howard: inglesa, casou-se em 1541 e, um ano depois, admitiu que tinha sido infiel ao rei, sendo decapitada.
Catarina Parr: inglesa, antes de se casar com Henrique VIII, em 1543, já tinha se divorciado 2 vezes. Ainda era rainha quando o rei faleceu, em 1547.
Usou como pretexto a recusa do papa em aceitar seu divórcio da princesa espanhola Catarina de Aragão, mas, na verdade, Henrique VIII tinha sido um fiel aliado do papa, recebendo o título de Defensor da Fé. Entretanto, uma série de questões políticas e econômicas o levaram a romper com a Igreja católica e a fundar uma Igreja nacional na Inglaterra, isto é, a Igreja Anglicana .
Fortalecimento da Monarquia: a Igreja Católica era muito poderosa, exercia grande