Reflexões sobre a Ética na Educação Escolar.
OLIVEIRA, Renato José de. Reflexões sobre a Ética na Educação Escolar. Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 39, núm. 1, janeiro-abril, 2014.
Mensagem central: Reflexão sobre a ética na educação escolar
Breve resumo: Este artigo discute a ética na educação escolar hoje. Parte da visão de pensadores como Kant e Stuart Mill, sobre o agir ético e as problematiza, o qual critica as concepções que defendem o caráter unitário da verdade (monismo). Tal crítica o aproxima dos discursos questionadores do modelo tradicional de educação, que desconsidera o aluno como sujeito do diálogo. A ética é, então, a partir de uma postura pedagógica que, ao invés de prescrever o que é “certo ou justo”, privilegia a problematização do pensar e do agir. Esta se dá por meio do confronto entre argumentos, que debatam valores e formas de conduta, contribuindo, assim, para evitar a ocorrência de posturas dogmáticas e discriminatórias no ambiente escolar.
Conclusão: Ser ético é estar aberto ao diálogo, uma vez que ele é uma poderosa ferramenta para a formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis. Esse estado de ser ético, também possibilita ao educador, atuar de forma digna na execução de sua profissão construindo saberes no seu cotidiano. A ética é a responsável pela possibilidade atribuída à escola de conduzir o ser à condição de crítico e responsável pelos seus atos, no entanto, ela entrelaça a estas condições a capacidade de definir o que seja justo e injusto, moral e imoral, uma vez que atribui valores às atitudes dos educandos e os vigia, como se a qualquer momento pudessem fazer, falar ou sentir algo que não é permitido eticamente. Respeitar a liberdade do outro é conhecer os direitos e deveres de cada um dos atores do ambiente escolar.