Reflexão sobre o cálculo do preço baseado apenas em custos
Módulo: 05
Atividade: Texto – Reforma no balcão
Título: Reflexão sobre o cálculo do preço baseado apenas em custos
Disciplina: Finanças Aplicadas a MPEs
Turma: FAMPEEAD_T0001_1112
Introdução
Toda empresa, seja industrial, comercial ou de serviços, precisa determinar, com precisão, seus preços de venda, sob pena de perder mercados, por praticar preços acima da concorrência ou sofrer prejuízos pela venda de seus produtos, mercadorias e serviços abaixo do custo (Zanluca, SD).
O preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o lucro desejado pela empresa. É importante que a empresa analise o quanto o consumidor está disposto a pagar pelo seu produto e avalie se seu preço ideal de venda é compatível com o praticado no mercado (Sebrae, 2012).
O consumidor está cada vez mais atento aos preços praticados no mercado, mas isso não quer dizer que ele não esteja disposto a pagar mais por determinado produto. Pelo contrário, o consumidor busca, entre outras coisas, serviços diferenciados e bom atendimento, mesmo sabendo que isso implicará em acréscimo no preço final.
Razão para a formação de preços baseada em custos não ser o único parâmetro para o cálculo do preço
A formação de preços é um dos problemas mais delicados enfrentados pelas empresas, principalmente num ambiente altamente competitivo. Segundo Atkin, uma pequena diferença no preço pode gerar efeitos dramáticos na lucratividade do bem ou serviço. Muitas empresas baseiam os preços de seus produtos de acordo com o custo de produção, dessa maneira o investidor obtém seu lucro compatível com seu investimento. Atualmente a formação de preços não pode ser baseada apenas nos custos de produção, deve-se considerar também à percepção do valor (preço que o cliente quer pagar) e à concorrência com outras empresas (comparação entre os produtos,