reflexão de primeiros socorros
No dia 18 de Junho de 2014, começámos um novo módulo: Primeiros Socorros. Este teve uma duração de 25 horas.
Os objetivos deste módulo, são:
Reconhecer as técnicas de primeiros socorros em caso de acidente;
Identificar as formas de atuação perante os diferentes tipos de acidente e quem pode ou não socorrer e em que circunstâncias; Identificar os diversos temas relacionados com o sistema integrado de emergência médica (SIEM) e funções dos seus intervenientes;
Nesta unidade foram abordados e desenvolvidos igualmente os seguintes temas:
O INEM, como organismo responsável pelo pré hospitalar em Portugal (112);
Nesta UFCD falamos dos vários tipos de acidentes e doenças súbitas. As situações dos primeiros socorros que, como o próprio nome sugere, é saber aplicar um conjunto de conhecimentos que permite, perante uma situação de acidente ou doença súbita, estabelecer prioridades e desenvolver ações adequadas com o fim de estabilizar ou, se possível, melhorar a situação da (s) vítima (s).
Este conjunto de ações destina-se a ser aplicado o mais rapidamente possível, após a ocorrência e tem um carácter limitado e temporário. Aprendi assim que o socorrista deve aplicar corretamente todos os seus conhecimentos de modo a preparar e facilitar a continuidade das suas ações por técnicos especializados, nomeadamente os tripulantes da ambulância.
Também que as finalidades dos primeiros socorros consiste em:
Preservar a vida (salvar a vida)
Evitar o agravamento do estado da vítima
Ajudar ao seu restabelecimento
O fundamental é saber que, em situações de emergência, devemos manter a calma. Além disso, devemos nos certificar de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para nós. Não nos podemos esquecer que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
Na minha opinião que todos os seres humanos são possuidores de um forte espírito de solidariedade e é este