Reflexoes estagio
Adeline Ambrozim
Kelly Vanessa Barbosa
Edna Márcia Bergamaschi da Silva¹
RESUMO: Este artigo tem como objetivo conhecer a realidade enfrentada dentro do campo de estágio destinado ao ensino médio, no qual a prioridade foi a organização do trabalho do professor para com os alunos. Segue também uma discussão sobre as dificuldades encontradas tanto pelo professor quanto pelos alunos, os conteúdos destinados a aprendizagem das alunas e a escolha do método adotado para realizar a intervenção pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: Organização. Prática Pedagógica. Orientação.
Introdução
Diante da discussão resultante das observações realizadas no período do estágio supervisionado, apresentadas entre a equipe de estágio e a professora que o orientou, podemos observar práticas realizadas dentro da sala de aula. Com estas observações, foi necessário compreender a sociabilidade entre os alunos e o professor e entender as relações de poder que se dão no interior da sala de aula, ao conhecer o tema da intervenção pedagógica, procuramos quebrar com as barreiras impostas por esta relação e fazer com que as alunas se interessassem pelo nosso trabalho, procurando melhorar com a rotina monótona que encontramos durante as observações. Foram muitos os desafios levantados entre as discussões com o grupo de estágio e a professora e a melhor alternativa encontrada foi solucionar os problemas observados com atitudes simples, como trabalhar com a importância da formação do professor com qualidade, buscando atender os objetivos propostos pelo tema sugerido, desta forma, quebrar com a rotina e fazer da intervenção uma forma diferente de aprendizado.
Reflexões sobre a observação...
No século XX, os ideias taylorista e fordista que movimentavam a indústria[1] automobilística adentram o ambiente escolar; a educação passa por profundas transformações, passando a atender os mesmos princípios