reflexo
Uma característica das espécies animais desenvolvidos ao longo de sua história filogenética, de grande valor para sua sobrevivência, é a capacidade de aprender novos reflexos, isto é, a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos. Para que haja a aprendizagem de um novo reflexo, ou seja, para que haja condicionamento pavloviano, um estímulo que não elicia uma determinada resposta (neutro) deve ser emparelhado a um estímulo que a elicia.
Condicionamento Pavloviano E O Estudo De Emoções. Se os organismos podem aprender novos reflexos, podem também aprender a sentir emoções (respostas emocionais) que não estão presentes em seu repertório comportamental quando nascem. John Watson mostrou a relevância do condicionamento pavloviano para a compreensão das emoções (como podemos aprender a sentir determinadas emoções em relação a estímulos que antes do condicionamento não sentíamos).
Generalização Respondente. Após um condicionamento, estímulos que se assemelham fisicamente ao estímulo condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionada em questão. Este fenômeno é chamado de generalização respondente, ou seja, estímulos parecidos fisicamente com o estimulo previamente condicionado podem passar a eliciar a resposta condicionante. A variação na magnitude da resposta em função das semelhanças físicas entre-os estímulos é denominada gradiente de generalização, onde a magnitude de uma resposta condicionada diminui à medida que diminuem as semelhanças entre o estímulo presente no condicionamento e os demais estímulos semelhantes ao estímulo original.
Extinção Respondente E Recuperação Espontânea. A resposta reflexa condicionada pode desaparecer se o estímulo condicionado for apresentado repetidas vezes sem a presença do estimulo incondicionado, este procedimento e o processo dele decorrente são denominados de extinção respondente. Assim como um organismo, em função de um emparelhamento de estímulos,