Reflexao da luz
Quando a luz incide sobre uma superfície e retorna para o meio em que estava se propagando, dizemos que ela sofreu reflexão. A reflexão difere da refração, pois a refração consiste no desvio de luz para um meio diferente do qual a luz estava se propagando. A reflexão pode ser de dois tipos: reflexão regular, quando os raios de luz incidem sobre superfícies totalmente polidas, e reflexão difusa, quando os raios incidem sobre superfícies irregulares. Essa última é a responsável pela percepção do ambiente que nos cerca.
Para representar graficamente os raios de luz que incidem sobre uma superfície, existe asleis da reflexão, que nos auxiliam na visualização dos raios de luz sobre a superfície. São elas:
1° Lei - a normal à superfície, o raio incidente e o raio refletido estão situados no mesmo plano.
2° Lei - o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão, ou seja, i = r.
É fácil visualizar que em meio homogêneo a luz se propaga em linha reta e em virtude desse fato há o aparecimento das sombras. Uma lâmpada emite luz em todas as direções. Colocando um elemento opaco (que não deixa passar luz através dele) entre a lâmpada e um anteparo, ocorrerá a formação da sombra do objeto.
Imagine um feixe de luz, o qual se propagando no ar encontra uma superfície lisa como, por exemplo, um bloco de vidro transparente. Em razão desse material ser transparente, parte da luz penetra nele e a outra parte volta para o meio de onde veio, neste caso, o ar. Os raios de luz que atingem a superfície lisa do vidro são chamados de raios incidentes e os raios de luz, que após incidirem, retornam para o meio de propagação, são chamados de raios refletidos. Se a