REFLEX ES SOBRE A RELIGI O COMO UTOPIA E ESPERAN A
THAIANE FERNANDA MARQUES BARROS BEZERRA
TRABALHO DE HUMANIDADE E TRANCEDÊNCIA
Reflexões sobre a religião como utopia e esperança
Recife
2015
THAIANE FERNANDA MARQUES BARROS BEZERRA
TRABALHO DE HUMANIDADE E TRANSCEDÊNCIA
Texto analítico crítico do livro: Reflexões sobre a religião como utopia e esperança, de Pedro César Kemp Gonçalves. Apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
Orientador: Professor Ermano Rodrigues do Nascimento
Recife
2015
INTRODUÇÃO
‘’Reflexões sobre a religião como utopia e esperança’’, tem a intenção de mostrar ao homem de nossa sociedade moderna, esclarecimentos e respostas para os questionamentos mais comuns e presentes na vida do ser humano, sobre a religião, chegando a seu significado mais profundo para o individuo. Mostrando-nos pois, o real significado, as influencias, reflexões e origem desde muitos séculos até os dias atuais, ao longo da história da humanidade sobre a religião como sendo um instrumento existencial na vida de todos os indivíduos. Escrito pelo autor Pedro Gonçalves, destaco alguns pontos aos quais me chamaram atenção. Desde a introdução até a conclusão, sendo analisados por seus três capítulos:
I- O fenômeno religioso
II- A religião como utopia
III- A religião como esperança
O FENÔMENO RELIGIOSO
Neste primeiro capítulo se trata do significado religioso. Procurando explicitar, através do ponto de vista histórico-antropológico, o que é a religião algo que surge paralelamente às descobertas do próprio ser humano, onde, o homem revela seu aspecto de autotranscedência quando se relaciona com as manifestações desse sentimento, em seu agir e existir, em seus símbolos e cultos. Sendo ela a religião algo capaz de congregar pessoas de diferentes raças, idades, e níveis de cultura, formando o que chamamos de família. Assim como, desde a pré-história, o homem é tido como um ser