Refletindo um instante sobre mário cravo jr através de sua obra exposta atualmente no palacete das artes
No Palacete das Artes situado no Bairro da Graça- SSA_BA acontece exposição comemorativa dos 90 anos do escultor Mário Cravo Jr, a exposição consta de 62 esculturas de grande, médio e pequenas dimensões.
Este artista plástico é uma referência em matéria de escultura na Bahia, Brasil e no mundo. Senhor absoluto de sua técnica, molda, modela, esculpi ,solda, junta o todo em partes, ou partes em volta de um todo.
Mário Cravo corporaliza conceitos como se a explorar a estética indigando ao espectador a respeito do que será o belo em artes, este sentimento tão buscado ao longo dos tempos por artistas de diferentes escolas e movimentos artísticos.
Hoje o artista é considerado um dos mais brilhantes nomes da arte da escultura, mantendo-se fiel à extraordinária sensibilidade e a sua espantosa capacidade criativa de um Titã.
No Palacete das Artes emerge um escultor com características orgânicas, ele se vale dos elementos concernentes a uma geometria irregular, com linhas retas, curvas, mistas, paralelas, verticais, horizontais, inclinadas. Tudo convergindo ao seu espírito inquieto de criador. O trabalho de Mário Cravo encarna a verdade pura e simples derivada de seu ser.
Sua obra é um convite à reflexão, vale a pena conhecer. Na verdade Cravo é um escultor com sede de eternidade. Em determinado momento o artista e a obra se confundem, é assinatura e estilo.
Tem-se uma escultura livre de predeterminações conceituais, uma verdadeira festa da matéria. Uma poética de associações equilibradas, com doses de erotismo, humor e sincretismo religiosos.
Mário Cravo Jr se faz criança no devaneio criador, se faz gênio nas soluções plásticas adotadas, que por via de regra está ai seu maior segredo, ele detém para si o “toque de Midas” tudo que toca torna-se o ouro, ou seja o material ideal ao seu fazer: pneus, madeira, plástico, poliéster,grafite sólido,