Refinaria Premium II
O objetivo principal da implantação da Refinaria Premium II no Ceará é contribuir para promover o crescimento sustentável do Estado e do Brasil como um todo, suprindo as necessidades de consumo de derivados do petróleo nos mercados internos e externos.
A Premium II é considerada uma das maiores refinarias de petróleo do mundo e terá escala mundial, com produção de 300 mil litros de barris por dia, produzindo diesel, gás de cozinha, querosene de aviação, nafta petroquímica e coque. Os seus produtos possuirão a qualidade prêmio, ou seja, seguem as especificações internacionais, que são de baixíssimos teores de enxofre, daí a designação de Premium.
Uma faixa de dutos, com extensão prevista de 11 km, ligará a Refinaria Premium II ao Porto de Pecém. O investimento recebido será de US$ 11 bilhões. De acordo com a Petrobras, a produção de diesel servirá para exportação e para o mercado brasileiro. A produção de derivados será, principalmente, diesel e QAV (combustível de avião). Cerca de 90 mil empregos diretos e indiretos serão gerados com a instalação da refinaria.
O início das atividades para a instalação da refinaria ocorreu no dia 29 de dezembro de 2010 pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o governador Cid Gomes. Também nessa data, deu-se início à segunda etapa dos serviços de sondagem do terreno.
Os estudos e as devidas permissões legais para a intervenção no terreno estão em fase final. No último 2 de abril, em solenidade no Centro de Eventos do Ceará, o governador Cid Gomes doou o terreno à presidenta Dilma Rousseff e à presidenta da Petrobras, Graça Foster.