Referencias bibliograficas
DE PESQUISA E ARTIGOS CIENTÍFICO
NELSON SPECTOR
SPECTOR, Nelson. Manual para a Redação de Teses, Projetos de Pesquisa e Artigos Científicos 2ed. Rio de Janeiro – Guanabara Koogan, 2001
Roteiro para a Redação de um Projeto de Pesquisa
Em quase todas as empreitadas humanas, o planejamento é uma chave para o sucesso. São raras as exceções, como uma viagem ou uma peça de jazz, nas quais interessa mais a aventura e o improviso.
E determinadas atividades, porém, o planejamento meticuloso não é apenas vantajoso, mas obrigatório. Uma obra de engenharia só começa após o detalhamento das plantas. Um piloto só decola com um plano de vôo. Uma reunião só deve começar quando já está tudo decidido (segundo José Maria Alkmin). E uma pesquisa só deve iniciar após a confecção do projeto de pesquisa.
Quando aceito em um curso de pós-graduação ou em programa de iniciação científica, o aluno deve-se vincular a um orientador, passando a integrar a equipe que desenvolve uma linha de pesquisa. É consenso entre os coordenadores de pós-graduação que o sucesso ou o fracasso de uma pesquisa definem-se pelo binômio aluno(a)-orientador(a).
Ainda que o tema geral da pesquisa seja determinado pela linha de pesquisa do orientador, o aluno precisará sempre aprofundar a análise de um determinado tópico que pareça adequado como tema do seu projeto de pesquisa. A análise tem dois componentes, um teórico e um prático. A análise teórica consiste na revisão bibliográfica aprofundada daquele tópico, de modo a verificar o grau de originalidade e de propriedade na execução de um determinado experimento, assim como os aspectos técnicos nele envolvidos. Já as considerações práticas referem-se, naturalmente, às possibilidades materiais de efetuar o estudo (tempo, local, recursos, equipamentos e outros).
Finalidades do projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa atende a diversas finalidades: