REFERENCIAL TEÓRICO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO
De acordo com Turban; MacLean; Wetherbe (2004), o sistema de informação coleta, processa, armazena analisa e dissemina informações com um determinado objetivo dentro de um contexto e como qualquer outro sistema inclui inputs (dados, instruções) e outputs (relatórios, cálculos). O sistema opera dentro de um ambiente, não necessariamente computadorizado, mesmo que atualmente a maioria os seja, processa os inputs, que são enviados para o usuário ou para outros sistemas.
Para o perfeito entendimento do sistema de informações operando com objetivos pré-definidos, é necessário compreender que as informações surgem a partir de dados organizados e processados de forma a proporcionar valor às atividades da empresa e permitindo aos gestores tomar decisões e realizar seu trabalho. O sistema de informações, se bem projetado, permite ainda aos seus usuários gerar conhecimento.
Os sistemas de informações podem ser classificados a princípio como formais e informais. Os sistemas de informação formais incluem procedimentos pré-definidos, entradas e saídas padronizadas e definições fixas. Quanto aos informais, estes assumem diversas formas, que vão desde uma rede comunicação informais em uma empresa, até um grupo de amigos que troca correspondência eletronicamente.
Para Oliveira (1998), os sistemas de informações gerenciais devem levar em consideração a quantidade e qualidade de informações geradas, pois segundo mesmo autor, alguns devem ser tomados em relação a esses fatores:
- As informações ficam dispersas dentro da empresa o que exige grande esforço para localizá-las;
- As informações importantes são retidas com exclusividade;
- As informações importantes geralmente chegam tarde;
- As informações muitas vezes não são confiáveis. (SOUZA/ MELHADO, 2007)
O conceito de Sistemas de Informação (SI) deriva do conceito de sistema como actividade humana, o qual pode envolver, ou não, a utilização de computadores. O SI funciona,