referencia
Um dos grandes desafios em EAD é a qualidade do curso a ser oferecido, isso está basicamente ligado aos recursos didáticos que será disponibilizado ao educando.
Valer ressaltar que a EAD apesar de se utilizar a experiência dos cursos presenciais, não é suficiente para assegurar a qualidade, já que são utilizados em diferentes meios de comunicação, levando também em conta a os diferentes tipos de público que esta modalidade atende.
Não se pode deixar de enfatizar que para elaboração do material didático da EAD é necessário ter qualidade na didática do material; a utilização de diferentes mídias, suporte ao texto com ilustrações, gráficos etc.; o uso de uma linguagem clara que promova diálogo com os educandos e adequação do conteúdo em pequenos blocos que favoreçam o processo de testagem. Resumindo, um material que proporcione ao educando refletir, sendo capaz de integrar teoria e prática, levando ao aluno a ampliar o conhecimento.
Deve-se também levar em conta a estrutura do material, pensando desde a idealização que tende a tender as exigências da legislação até a parte estética do material, que leva ao educando um bom aproveitamento do curso.
Para que o material seja atrativo e alcance os objetivos esperados, precisam ter:
Linguagem dialógica – aquela que parece que está falando direto com o aluno, aproximando o aluno com o conteúdo e com o professor;
Ilustrações – estas suavizam o contato com o conteúdo, podendo até motivar o estudo;
Dividir o contéudo em tópicos e aplicar uma atividade, a fim de fazer um link direto do conteúdo com a prática;
Autoavaliação – Esta proporciona o aluno estabelecer relação com o conteúdo estudado e os outros já estudados.
Indicação de leituras complementares;
Referências;
No entanto, é possível compreender que elaborar um material didático é uma experiência bastante complexa, onde se precisa um conhecimento bem definido do se quer alcançar. É importante focar que