Referencia bibliografica de projeto
Polia s.f. Roda com sulco na borda, por onde passa uma corda ou correia, usada para receber ou transmitir movimento.
Polias ou Roldanas
A roldana é um equipamento muito utilizado para erguer objetos pesados. Na maneira mais simples, ela permite que, sem sair do lugar, uma pessoa mova um objeto numa direção com a ajuda de uma corda, que é puxada em outra direção mais cômoda.
Um exemplo prático de como funciona uma polia é bem simples: pegue dois cadarços de tênis (juntando-os bem firme), ou uma corda de varal, e dois cabos de vassoura. Em seguida, chame dois amigos que julguem fortes e peça a um deles que segure um cabo de vassoura com as duas mãos e que o outro faça o mesmo diante do primeiro. Com os cadarços amarrados, dê varias voltas envolvendo os dois cabos até deixar um pedaço de cadarço livre para puxar. Em seguida peça para puxarem os cabos enquanto você sozinho puxa o cadarço tentando junta-los. Quem parece ser mais forte? Por meio desse experimento, podemos fazer uma analogia com as polias, pois a força que você exerceu para puxar é muito pequena em relação ao maior número de voltas dadas no cabo de vassoura. Ou seja, Os cabos e os cadarços são similares a um sistema de polias por multiplicarem a força que você aplicou de acordo com o número de voltas dadas no cadarço. Esse sistema de polias mais complexo é denominado talha. A talha consiste em polias fixas e móveis que diminuem a força necessária para erguer objetos.
As polias podem ter eixo fixo (polias fixas) ou ter eixo deslocável (polias móveis). O papel de uma polia fixa é semelhante ao de uma alavanca interfixa, e o papel de uma polia móvel é semelhante ao de uma alavanca inter-resistente. Vamos sempre considerar a polia ideal, isto é, sua massa é nula e não existe atrito entre a polia e o seu eixo
Polia fixa
Considere