Arte e turismo
Aldemir Pereira dos Santos Junior Aldenyra Christina Fonseca dos Santos
Introdução
Desde a sua invenção, a fotografia tem sido utilizada como um eficiente meio de expressão artística e, contemporaneamente, como instrumento de planejamento e gestão por uma gama de profissionais. A fotografia tornou-se uma ferramenta de trabalho, a imagem recortada no espaço/tempo transforma-se um objeto de estudo, como uma representação de uma realidade percebida. Esse recurso e seus tratamentos de imagens são também maneiras de conhecer-se o passado, questionar-se o presente e vislumbrar-se o futuro por meio de projeções geométricas e computacionais do real. A fotografia pode ser classificada como tecnologia de confecção de imagens e atrai o interesse de cientistas e artistas desde o seu começo.
A Fotografia
A Fotografia
A fotografia, linguagem não-verbal, também contribui decisivamente para a realização de pesquisas teóricas, manifestações artísticoculturais e como coadjuvante eficaz em inúmeras descobertas científicotecnológicas. A fotografia é uma linguagem universal sem tradução específica, constituído por uma leitura livre, sem normas e formalismos.
A Fotografia
Poderíamos dizer que é uma verdade com autoria, em que o autor tenta transmitir seu conceito sobre aquele momento, o do instante captado, mas que depende do espectador quanto aos seus limiares de percepção e concepção crítica visual. Ela nos reporta a algo que queremos ver ou não: tudo é relativo às intenções do autor e às concepções do espectador.
Uma aproximação instrumental entre a fotografia e a ciência
Uma aproximação instrumental entre a fotografia e a ciência
As imagens, quando coletadas, processadas, organizadas e divulgadas, tornam-se instrumentos de excelência na dedução e apreensão de dados referentes a assuntos previamente