ref teorico de gestão de processos e de qualidade
A gestão de processos tem como objetivo a melhoria dos processos de trabalho por meio de análise de dados, resultados e estudos, visando buscar cada vez mais a eficiência na organização.
Existem alguns conceitos quanto a processos entre eles tem-se “gestão de processos como conjunto de técnicas para garantir que os processos-chave sejam monitorados e constantemente melhorados”(RUMMLER; BRACHE, 1994 apud MARCELINO)
“Processo é a ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para ação”. (DAVENPORT,1994apud LACOMBE;HEILBORN, 2003, p. 481).
A gestão de processos ainda “proporciona a análise da situação atual, visando posteriores mudanças (melhorias).” (FLORAC, 1999 apud MARCELINO, 2008, p. 33). Permite a “análise dos erros como oportunidades de melhorias e prevenção” (FLORAC, 1999, apud MARCELINO, 2008, p. 33).
Não há como falar de processos sem falar de qualidade, pois é com a junção de ambos que a empresa alcançará um patamar maior, os gestores deixarão as empresas com maior competitividade a partir do momento em que passarem a desenvolver e implantar sistemas de gestão da qualidade e usar programas e ferramentas da qualidade.
Atualmente, devido à concorrência do mercado, a implantação de sistemas da qualidade “apresenta-se como uma alternativa concreta para atender a essa demanda por maior eficiência, satisfazendo as necessidades de projetos mais precisos e obras mais adequadas às condições dos clientes, com custo e prazos projetuais menores” (AMORIM, 1997).
Conforme o Manual de Melhoria da API 9
“A qualidade do trabalho realizado em uma organização é resultado não somente do funcionamento dos processos individuais, mas também de quão bem estes processos se conectam como um sistema. um sistema em uma organização é um grupo interdependente de itens, pessoas ou processos trabalhando juntos em direção a um