Reetruturação organizacional
Reestruturação Organizacional
Trabalho Interdisciplinar apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria da Administração II,introdução a Contabilidade, introdução a Economia e Matematica .
Professores: Dirceu Casagrande Victor Borges da Silva Junior Regina Melassise Helenara R. Sampaio
Teresópolis
19/05/2011
1. INTRODUÇÃO
Este artigo discute a relevância da prática administrativa elevada à categoria cientifica, cujos principios de ordenar, dirigir e controlar resultados serão analisados em simultaneidade com a natureza do empreendedorismo informal e os limites de sua autonomia e legitimidade.
Consideremos, neste artigo, a despreocupação por parte de alguns empreendedores, que herdam de suas pequenas corporações familiares a cultura da gestão informal, centralizada e assistemática, dotada de pouca ou nenhuma técnica administrativa.
Nestes casos, a necessidade critica da administração como ferramenta mantenedora da boa saúde organizacional torna-se evidente à partir do patamar evolutivo em que a empresa se encontra em relação as expectativas internas e ao mercado consumidor.
Durante séculos, a administração foi praticada de forma experimental e os conhecimentos em que se baseava eram pouco metódicos e fragmentários.
O homem aprendeu que poderia produzir mais e melhor em associação com outros homens, no entanto até o desenvolvimento de técnicas especificas e adequação ao mercado que crescia junto à sua ambição existia, e existe, um longo caminho a ser percorrido.
O empreendedorismo foi, supostamente, um campo potencialmente promissor de investigação acadêmica.
Entretanto, atualmente, devido principalmente aos intensos avanços em seu corpo de conhecimento empírico, o empreendedorismo