Reestruturação física e organizacional da dispensação de medicamentos especializados (dme) do núcleo de assistência farmacêutica de belo horizonte da secretaria de estado de saúde de minas gerais.
DESCRIÇÃO DA REALIZAÇÃO DO PLANO OPERATIVO
Reestruturação Física E Organizacional da Dispensação de Medicamentos Especializados (DME) do Núcleo de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Especializando: Nivaldo César de Souza Júnior
Polo: Juiz de Fora
Grupo de Tutor: Alessandra Esther
Orientador: Gustavo Laine Araújo de Oliveira
1. DADOS GERAIS DO TERRITÓRIO
A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS BH) é uma das 28 Regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nesta SRS encontram-se quarenta municípios do entorno de Belo Horizonte e alguns um pouco mais afastados como é o caso de Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Crucilândia, entre outros. A população residente na SRS BH, segundo o CENSO 2010, foi de 5.222.683 habitantes. Dessa forma, é a regional mais populosa do estado.
Figura 1 – Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte
[pic]
De acordo com o Plano Diretor de Regionalização, existem cinco Microrregiões de Saúde dentro da SRS BH: Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Betim, Contagem, Itabirito e Vespasiano (Figura 1). Mensalmente, são realizadas cinco reuniões de Comissão Intergestores Regional (CIR´s), instâncias de pactuação regional das Comissões Intergestores Bipartite (CIB´s).
A SRS BH é composta por Núcleos, que representam as diversas áreas de atuação da SES-MG (Figura 2). Na regional temos as seguintes Áreas Temáticas e Núcleos: ➢ Área Temática Políticas e Ações de Saúde, englobando os Núcleos de Atenção a Saúde - NAS, de Atenção Primária a Saúde – NAPRIS e de Assistência Farmacêutica – NAF; ➢ Área Temática de Vigilância em Saúde, englobando os Núcleos de Vigilância Sanitária – NUVISA e de Vigilância Epidemiológica – NUEPI; ➢ Área Temática de Regulação, englobando o Núcleo de Regulação – NUREG, a Auditoria Setorial e a Central Macrorregional de Regulação; ➢ Área