Reescrevendo a educação
O Brasil se encontra hoje com muitas dificuldades, uma delas são a educação básicas oferecidas em creches e escolas públicas. Existem também, grandes desafios para melhorar a qualificação dos docentes que, sem preparos não se adaptam em sala de aula.
Com isso Maria Malta ressalta que, muitas coisas precisam estar mudando, para assim chegarmos ao ensino de qualidade. A autora notou que ouve mudança em relação à responsabilidade pela educação infantil das secretarias de assistências sociais.
Outra dificuldade apontada no contexto educacional, são muitas instituições sem infra- estruturas de espaços, merenda escolar péssima, algumas sem acervo de livros, docentes sem qualificação, e ainda sem nenhum apoio do governo para o acompanhamento do desenvolvimento das instituições com baixo rendimento escolar.
Famílias que não tem rendas suficientes para matricularem seus filhos em escolas privadas enfrentam descaso na fila de espera em vagas de creches. Já para famílias com rendas altas, tem o total apoio pedagógico em escolas particulares.
Problematizações encontradas no Brasil é que há poucos docentes que não formação acadêmica, para oferecer ensino de qualidade. Já em países desenvolvidos como a França, os docentes não dão aula sem diplomas acadêmicos e ainda cursos extra curriculares que, equivalem ao mestrado.
É difícil, mas não impossível para melhorar a educação brasileira. Se fizermos parcerias com o governo, para a implantação de vários programas de melhorias educacionais. Seria maravilhoso, tanto para atender famílias com baixa renda, como também aumentando a procura e oferta de docentes interessados e qualificados para o cargo, favorecendo o futuro da humanidade: as crianças do nosso