Redução dos bolsões de miséria que assolam o planeta
A transferência de renda é, com certeza, o instrumento de maior eficácia de um governo para reduzir a miséria. Segundo dados do Governo Federal, programas como o “Bolsa Família” e o “Brasil sem Miséria” contribuíram para reduzir em 28 milhões o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.
Outra política de grande importância é a inclusão social. Esta é uma ação mais abrangente que, além da redução da miséria, contribui para a igualdade das pessoas em outros setores. Nesse sentido políticas de inclusão digital e de acessibilidade, por exemplo, devem ser promovidas em paralelo com a inclusão social.
O investimento em educação também contribui, de forma decisiva, para a redução dos bolsões de pobreza. Países que, historicamente, investem nesse setor são os menos desiguais do mundo. Recentemente documento da Oxfam revela que a França e a Alemanha, que sempre priorizaram a educação, estão entres países do G-20 com maior igualdade social.
Outro fator que merece destaque, como meio de redução da miséria, é o crescimento econômico. Países com economia forte e consolidada possuem mais recursos para investirem em setores sociais. O fato de o Brasil ter se tornado a sexta economia do mundo, por exemplo, contribuiu, de forma decisiva, para o sucesso do país no combate à miséria.
Portanto, é de fundamental importância que os governos invistam em setores sociais. Dessa forma reduzirão a miséria em suas nações e contribuirão para a diminuição da pobreza no